Artigos

TURQUESA: A PEDRA DO ANO 2000

Paula Salotti

Grandes companheiros em nosso processo evolutivo, os cristais nos presenteiam com altas doses de energia que proporcionam nosso equilíbrio energético. Ao utilizar os cristais estamos carregando pedaços vivos da natureza. A missão dos cristais em nosso planeta não poderia ser mais bela: irradiar luz, transformar os campos energéticos negativos, promover harmonia e equilíbrio.

Cada cristal possui uma finalidade específica, e sempre utilizamos uma grande variedade deles para diversos objetivos. Mas a cada ano elege-se uma pedra que simboliza seus principais aspectos energéticos, sendo capaz de entrar em sintonia com as características mais positivas daquele período.

A pedra do ano 2000 é a Turquesa. Devemos procurar usar esta pedra em jóias e de preferência carregar conosco um pedaço em estado bruto. É bom lembrar que ao comprar um cristal devemos deixar nossa intuição aflorar e o coração guiar nossa escolha. Na verdade, somos escolhidos, pois já existe um cristal esperando por você num plano sutil, apenas aguardando o momento da materialização. Assim, ao comprar ou ganhar um cristal, devemos saber que de alguma forma já somos velhos conhecidos e temos algumas coisas a fazer juntos. Quando reencontramos nosso amigo devemos limpá-lo e programá-lo. Esses rituais, além da finalidade de ativação energética, servem, principalmente, para celebrarmos esse (re)encontro. Sempre que um cristal chega em nossa vida é um momento especial e isso deve merecer algum tipo de celebração.

No caso da Turquesa, o ideal é que ela fique alguns minutos na palma de nossa mão sob uma corrente de água. A água pode ser de torneira, mas se houver oportunidade, águas de cachoeira, rios ou do mar, são excelentes. Após a limpeza com a água, devemos esfregar a Turquesa com as duas mãos, friccionando uma palma na outra, aumentando, gradativamente, o movimento e imaginando um círculo de energia dourada ao seu redor. Quando a pedra estiver quente, devemos nos deitar e colocá-la sobre o terceiro olho (entre as sobrancelhas), ficando assim por quanto tempo sentirmos vontade, mentalizando coisas agradáveis ou apenas deixando aflorar um estado de serenidade interior. Após esse ritual, que deve ser feito num ambiente tranqüilo, com uma música agradável ao fundo e um aroma suave de incenso, nossa Turquesa estará pronta para nos acompanhar neste ano.

PROPRIEDADES DA TURQUESA

Tanto a pedra quanto a cor Turquesa estão relacionadas ao 5º chakra, o Chakra Vishuddha ou Laríngeo. Este chakra possui grande importância em nosso equilíbrio energético, já que está associado às nossas formas de expressão e comunicação com o mundo exterior. Sempre que deixamos de nos expressar, engolimos sapos e não conseguimos dizer o que sentimos, geramos um desequilíbrio neste chakra, que tem sua correspondência física na garganta, ouvido, tireóide, região da nuca e dos ombros. É comum, quando o desequilíbrio está acentuado, haverem problemas nestas regiões, tais como hipertireoidismo, problemas de garganta e ouvidos, inflamações, stress, problemas de dente e gengiva, tensão nos ombros e pressão na nuca. No aspectos psicológico, o desequilíbrio manifesta-se como uma dificuldade de comunicação, gagueira, dificuldade para se dizer o que sente, sensação de bolo na garganta ou em alguns casos pessoas que falam demais para ocultar o que verdadeiramente gostariam de dizer. Falar demais ou de menos é um desequilíbrio do 5º chakra. Ao ser energizado, aumentará muito o poder de expressão verbal, o magnetismo e força das palavras. Quando trabalhamos a energia Turquesa, aprendemos mais do que falar, aprendemos a ouvir. Todo exercício com cristais para equilíbrio deste chakra deve incluir cantos e mantras.

A pedra Turquesa é uma das principais equilibradoras deste centro de energia e ela estará em evidência este ano nos ajudando em todos processos de comunicação, aprendizado e equilíbrio emocional. É interessante observar como a moda deste ano elegeu exatamente a cor turquesa como favorita. Não é por acaso que os movimento coletivos captam estas energias sutis que pairam no ar.

A pedra Turquesa tem como principal missão transformar todo sentimento depressivo e tristezas que acumulamos em nossos corações e nos libertar de sentimentos negativos que nos invadem muitas vezes sem um motivo aparente. Pessoas sujeitas a esses tipos de depressões serão muito beneficiadas com o uso da Turquesa. Nos tempos antigos, a turquesa era considerada uma pedra especial de proteção, já que diziam que quando algo de mal estava para acontecer ao seu portador, ou mesmo quando havia algum sinal de doença, ela mudava de cor. Na verdade seu grande conteúdo de cobre faz com que ela absorva energias negativas e tenha uma grande vibração de cura. É comum que em períodos de grande tensão, sua Turquesa sacrifique-se por você, partindo-se em pedaços. É como se ela absorvesse as negatividades que lhe são direcionadas. O uso da Turquesa, portanto, vai favorecer a expressão emocional equilibrada e nos colocar mais em sintonia com as pessoas à nossa volta, aguçando nossa capacidade de compreensão em relação ao mundo que nos cerca.

MEDITANDO COM A TURQUESA

Alguns exercícios de meditação nos auxiliam a entrar numa profunda sintonia com nosso cristal, assimilando melhor seu significado. Os exercícios aqui apresentados são especialmente indicados para abrir os canais de comunicação, despertar a capacidade de compreensão e troca, e aumentar o magnetismo pessoal.