Muito se tem falado sobre a harmonização de ambientes. Diversas técnicas estão sendo utilizadas para melhorar a qualidade da energia da casa e dos que nela habitam.
Conforme nossa consciência vai se expandindo, mais percebemos nossa conexão com o todo, com a rede de vida que permeia e conecta toda criação. Sentimos cada vez mais a expressão de vida presente em tudo que nos cerca, e enquanto antes nos preocupávamos apenas em equilibrar a nossa própria energia, atualmente entendemos a necessidade de curar a casa que, como todo ser vivo, está sujeito a desequilíbrios, crises e doenças.
Percebemos que os ambientes, assim como tudo que nos cerca, são um reflexo de nosso estado interior; por isso, é tão comum que ao mudarmos coisas de lugar em nossa casa, rapidamente certas mudanças comecem a surgir em nossas vidas. Muitas vezes, uma nova postura diante de alguma situação vem logo após uma nova arrumação de móveis! Como disse Jung, "as mudanças internas provocam acontecimentos externos e os acontecimentos externos desencadeiam mudanças internas".
Hoje em dia já estamos bastante familiarizados com técnicas como o Feng-Shui, a Radiestesia e já ouvimos falar até em acupuntura para a casa! Mas, com certeza, um meio simples e energeticamente poderoso para restaurar as energias de um ambiente é através do uso dos cristais. Há muito já foi dito que chegaria um momento na história que a humanidade teria quase que uma dependência dos cristais, e eles voltariam a ter a importância que um dia tiveram. Ao ouvir isso, pensávamos apenas num uso místico, mas hoje em dia, mesmo sem perceber, os cristais estão totalmente presentes em nosso dia a dia, seja nos chips de computador, nos cartões magnéticos, nos instrumentos cirúrgicos, etc. Mas é na meditação e nos trabalhos de cura que obtemos um maior benefício no contatos com esse seres especiais.. Além deles atuarem na harmonização e equilíbrio da energia, todo processo se torna bastante acelerado e sentimos suas manifestação com muita rapidez.
Cada ambiente de nossa casa deve ter um cristal apropriado para aquele local. Desta forma, sentiremos rapidamente a mudança da freqüência vibratória quando colocarmos o cristal certo no local certo. A seguir, vamos indicar as pedras mais apropriadas para cada ambiente:
Sala de Estar e Ambientes de Trabalho: Drusas de quartzo branco, também chamados de aglomerados. Esses cristais são indicados quando várias pessoas precisam compartilhar o mesmo ambiente. Devemos colocá-los no local da casa que é comum a todos os moradores, ou no local de trabalho, onde várias pessoas transitam. Os aglomerados são várias pontas de cristal que compartilham a mesma base, mostrando que pode haver uma convivência harmônica entre diferentes seres.
Quarto de dormir: A sodalita - uma belíssima pedra azul escura com listras brancas - é uma das pedras mais indicadas para se ter nos quartos. Além de ajudar a combater a insônia, quando colocada por uns minutos no terceiro olho antes de dormir, estimula toda a atividade consciente durante o sono, trazendo maior facilidade para a lembrança dos sonhos, assim como insights e respostas. O quartzo rosa e a água marinha também são ótimas para os quartos, já que produzem um efeito calmante e relaxante, e são as mais aconselhadas para ficarem na mesa de cabeceira das crianças.
Escritório ou quarto de estudo: As pedras amarelas, principalmente o citrino e o topázio imperial, aceleram o aprendizado, melhoram a memória e estimulam o raciocínio. Por isso, são ótimas companheiras para longos períodos de estudo, na elaboração de trabalhos complexos ou reuniões extenuantes . Devem ser deixadas sempre na mesa de trabalho ou na escrivaninha das crianças. Quando a energia estiver acabando, basta pegar seu citrino ou topázio imperial, colocá-los no alto da cabeça, inspirar e expirar três vezes profundamente. Você se sentirá renovado!
Mesa de Trabalho: As piritas, aquelas belíssimas pedras feitas de cubos douradas, são ótimas para ficarem em mesas de trabalhos ou locais onde são realizados negócios. Ligadas à abundância e à prosperidade, ela nos auxilia na realização dos objetivos e na concretização de idéias e projetos.
Sala ou local de Meditação: Duas pedras não devem faltar no seu local de meditação ou altar: um quartzo gerador (uma ponta de cristal branco), que funciona purificando e renovando a energia, abrindo os canais sutis e amplificando as experiências místicas, e a ametista, que é uma pedra muito ligada à espiritualidade, devido à sua cor violeta, ligada à transmutação e regeneração. Ela aprofunda nossos mergulhos na experiências místicas, aumentando nossa intuição .
Cozinha: A cozinha é considerada um dos locais da casa onde é muito importante haver harmonia e equilíbrio, já que a pureza de nossos alimentos dependem do estado emocional daqueles que o manipulam. O ideal é termos várias peças de quartzo branco e rutilado, aquele cristal que parece ter fios de cabelos dourados dentro dele. Para o local onde são feitas as refeições, o ideal são as calcitas laranjas, pedras estimulantes e energizantes, que atuam na absorção da energia vital presente em tudo que ingerimos, dos alimentos que comemos ao ar que respiramos.
Banheiros: Sim, no banheiro também usamos cristais! Considerado o local da casa por onde as energias mais densas são eliminadas, é comum haver ali energias intrusas ou pesadas e as turmalinas negras são ótimas transformadoras. Suas estrias funcionam como condutoras energéticas, não deixando que nada fique estagnado. Também são ótimas pedras para termos atrás das portas de entrada, por serem outros locais onde é comum haverem estagnações energéticas.
Consultórios Médicos: O quartzo verde e a ametista são uma ótima combinação para ambientes que lidam com energias de cura. A ametista transmuta, regenera e traz à tona tudo que está acumulado e o quartzo verde atua na cura e no equilíbrio emocional.