Artigos

A TERAPIA MINERAL®:
CURANDO-SE COM GOTAS DE CRISTAL

Paula Salotti

Em nossa era já estamos familiarizados com o poder dos cristais. Suas propriedades principais estão ligadas à capacidade de dinamizar e acelerar a vibração de tudo com que entram em contato. Portanto, a atuação dos cristais transcende nossa vontade, já que percebemos seus efeitos estando ou não intencionados. Mesmo aqueles que não se ligam nos seus poderes terapêuticos, mas deixam-se seduzir pela beleza de suas formas e cores, ao portá-los ou simplesmente deixá-los em suas casas, já estarão recebendo as fantásticas energias deles emanadas.

Mas é claro que quando aliamos ao poder natural dos cristais a nossa força de vontade consciente, poderemos multiplicar seus efeitos. Existem várias formas de nos sintonizarmos com os cristais e no mundo de hoje estamos cada vez mais próximos deles, seja através dos avanços tecnológicos ou das práticas esotéricas.

Podemos estabelecer um contato direto com a vibração dos cristais através de meditações, colocando-os sobre os chakras, portando-os em pingentes, deixando-os sobre a mesa de trabalho, na cabeceira da cama, etc. Se perde no tempo a origem dos elixires de gemas, muito praticados pelos antigos egípcios nas eras a.C. Ao longo dos séculos, o homem sempre viu nas pedras preciosas grandes poderes de cura ou sorte, utilizando-as como talismãs. Atualmente, grandes físicos e cientistas comprovam o que os ocultistas do passado já sabiam: os cristais podem conter grandes quantidades de informação, assim como reorganizar padrões vibratórios, acelerando processos de cura e harmonia. Mas, uma das formas mais eficazes de entramos em sintonia com a energia de equilíbrio e harmonização dos cristais é através do que chamo de Terapia Mineral®.

A TERAPIA MINERAL®

A proposta da Terapia Mineral® é a ingestão da água solarizada, vibrada com cristais que expressem o princípio arquetípico da questão a qual se quer equilibrar ou curar. Sua energia atua diretamente nos corpos sutis, alinhando os chakras e desobstruindo os bloqueios energéticos. Preparada de forma correta, ela torna-se um forte concentrado e bastam algumas gotas para que seu efeito seja notado. Lembramos que uma pequena parte de cristal pode conter grande concentração de energia, assim como os chips de computador - feitos do cristal silício - podem conter infinitas informações. Os mais sensíveis podem perceber um efeito imediato ao utilizarem a Terapia Mineral®, transformando seus padrões vibratórios quase que instantaneamente. Como em todo trabalho com cristais, podemos receber orientação de um especialista para que a técnica nos seja introduzida, mas depois devemos seguir sozinhos, buscando a orientação nos próprios cristais.

Para se preparar um frasco de Terapia Mineral® , é importante tomar consciência de que estamos praticando um trabalho alquímico e por isso devemos estar em sintonia com a natureza: são importantes partes do processo o horário do preparo, a fase da Lua, o ambiente e a postura interior. Para cada finalidade uma fórmula será indicada, a qual chamamos de Composto Individual, que é preparado especificamente para uma pessoa através das pedras relacionadas às suas vibrações, sendo sempre associado ao Elixir Universal, que é preparado para dinamizar as propriedades do Composto Individual.

DIAGNÓSTICO E INDICAÇÕES

O diagnóstico se dá através dos sintomas mais freqüentes relatados, e os que dominam técnicas para detectar bloqueios energéticos podem utilizá-las, como o pêndulo ou materiais radiestésicos. Para os astrólogos, é de grande utilidade o estudo dos aspectos e trânsitos do mapa astrológico, mas o principal diagnóstico deve ser feito com o mapeamento dos chakras e cores.

Os chakras são centros de energia presentes nos corpos sutis, e são responsáveis por nossa interação com os planos energéticos. Possuímos vários chakras, mas trabalhamos com os sete principais, por estarem relacionados às principais glândulas do corpo humano.

Além das relações com as glândulas, cada chakra possui uma correspondência com uma determinada cor, nota musical, estado emocional, físico e espiritual. Os chakras vibram através do espectro de cores e quando determinado chakra está bloqueado, é como se a presença daquela cor estivesse faltando em nosso campo energético e a conseqüência pode se dar através de desequilíbrios emocionais e problemas físicos. Assim, o uso da cromoterapia com aplicação de cores sobre os chakras é de grande importância na recuperação do equilíbrio deste setor, mas o uso dos cristais irá acelerar este processo, já que aliarão à cor a capacidade energética das pedras. Portanto, como cada parte de nossos corpos sutis vibra numa determinada cor, precisamos ajustar estas freqüências com as cores a elas relacionadas. Por exemplo, o chakra básico ou muladhara vibra na cor vermelha. Este chakra está relacionado às energias sexuais, materiais, ao dinamismo, concentração e vitalidade. Quando este chakra se desequilibra tanto poderemos ficar com excesso ou falta de "vermelho". No caso do excesso, sentiremos uma energia sexual descontrolada, apego material, incapacidade de observar o lado mais sutil da vida, ou seja, o lado instintivo estará prevalecendo. Por outro lado, a falta de vermelho será refletida em sensações opostas: falta de concentração, apatia, incapacidade de materializar os desejos, falta de iniciativa podendo chegar à anemia. Nos dois casos, excesso ou falta, o vermelho precisa ser ajustado, e as pedras utilizadas serão a granada, a hematita ou o rubi. Um outro exemplo encontramos no chakra cardíaco ou anahata. Suas cores são o rosa e o verde. Quando em desequilíbrio, compromete não só os sentimentos, como desarmoniza todas as funções emocionais e físicas, já que este chakra é responsável pela harmonia entre o corpo físico e o emocional. Todo sentimento mal trabalhado, mágoas guardadas, falta de auto-estima, estarão relacionados ao mau funcionamento deste chakra, resultando num comportamento inseguro, carente e frágil, com um sentimento de vazio interior ou incapacidade de amar. Estes sentimentos podem acarretar desarmonia física, advindo problemas cardíacos ou de pressão. As pedras que irão harmonizar este setor são o quartzo rosa, quartzo verde, a turmalina melancia, a esmeralda e a malaquita.

Mas dificilmente apenas um chakra estará desequilibrado, já que o desequilíbrio de um pode comprometer o funcionamento de outro. Por exemplo, quando há bloqueios no chakra cardíaco, o chakra laríngeo ou vishuddha, ligado à expressão e comunicação, pode ficar comprometido; ou seja, ao bloquear os sentimentos e ter medo da rejeição passamos a expressar o que não sentimos, dizendo palavras com a intenção de agradar os outros ou mascarar nosso interior. Neste caso, o problema estará no quarto e quinto chakras, e deve ser tratado com verde, rosa e azul claro. Faremos, então, uma mistura das pedras do chakra cardíaco com as pedras do chakra laríngeo, que são a turquesa, a água-marinha e o quartzo azul.

ALGUMAS PEDRAS E SEU USO TERAPÊUTICO

Citrino: desgaste mental; falta de concentração e memória; deficiências na comunicação; pouca clareza de raciocínio; stress.

Granada Vermelha: disfunções na energia física; deficiência na expressão criativa; falta ou excesso de agressividade; apatia; anemia; infertilidade; rejuvenescimento.

Quartzo Rosa: baixa estima; falta de serenidade; tensão emocional; mágoas e sentimentos contidos; solidão; dependência emocional.

Esmeralda: momentos de tensão e ausência de esperança; falta de compreensão; problemas de pressão e circulação.

Pirita: falta de confiança; desenvolvimento do poder pessoal; canalização espiritual e desenvolvimento de habilidades psíquicas; recompõe rupturas no campo áurico.

Água Marinha: calmante; desenvolvimento da espiritualidade; ativa percepções; clareza nos sonhos; insônia.

Malaquita: purificadora; faz aflorar desequilíbrios interiores, trazendo consciência de suas origens.

Turquesa: sentimentos de tristeza e depressão que surgem sem motivo; problemas de garganta; disfunções da tireóide.

Topázio: incapacidade de distanciamento emocional; dificuldades de formular idéias originais; fortalece a aura, aumentando a proteção física e astral; aumenta a generosidade

Quartzo Branco: é uma espécie de coringa, podendo ser usado em todas as situações e, principalmente, em casos de difícil diagnóstico. O seu uso revelará os sintomas e desequilíbrios ocultos.


Lapidação do Ser